A minha semana entre as 2 viagens pra sampa (mês passado passei mais tempo em sampa do que no RJ!!), foi direto com a Thaís, passeando até por uns lugares diferentes :)
Minhas 2 semanas de estudo de japonês em São Paulo (em plena férias..) foram bem produtivas. A Fundação Japão pagou a estadia num bom hotel (Arai Residence- perto do shopping Paulista/Av Paulista) e reembolsou as passagens de onibus (por isso mesmo comprei boas passagens no double class da 1001).
Fui pra sampa com o Herbert, meu colega da faculdade, que me levou com a Thaís de carro até a rodoviaria, onde depois de uma triste despedida parti pra São Paulo e cheguei de noite lá. Por sinal o dia que cheguei foi o mais frio de todos (chegou a fazer 12 graus!). Praticamente só tinha levado roupa pra encarar clima frio, mas com o passar dos dias acabei me acostumando e nem saía mais de casaco e talz.
O hotel realmente tinha praticamente tudo que precisavamos. Meu quarto era pra ser dividido com mais 2 caras, mas um deles (o Paulo, de Brasilia) não foi para o hotel porque estava na casa da avó dele. Então dividi mesmo o quarto com o Caio, que também é da UFRJ e até então eu não conversava muito com ele. Pra ter ideia o quarto do hotel tinha até uma cozinha! Álias, como a verba pra comida era curta, salvo raros dias de extravagancia que gastei grana comendo em restaurante, comi muito miojo! Sobrevivencia mesmo.... minha estrategia era dar um bom estrago no café-da-manhã que o hotel oferecia (muito bom por sinal.. mas não tão quanto do Oosaka eu acho.. ao menos não tinha muita coisa pra levar pro quarto -_-). Ainda de comida, por vezes pediamos pizza.. e a pizza de calabresa de São Paulo não tem queijo!! #_#' Também rolou um yakisoba coletivo muito bom, e um curry-rice coletivo muuuito apimentado que quase matou geral... afinal água também era escassa.
Outra coisa que o hotel tinha era um quarto que tinha uns aparelhos de ginastica pra lá de velhos.. pelo menos dava pra fazer uns exercicios lá e principalmente usar um cadeira velhona que fazia massagem nas costas!! Muito foda.. ficava lá por muuitos minutos... queria ter uma poltrona dessas em casa (se bem que não se compara a uma massagem de verdade lógico).
Voltei a ouvir rádio lá.. direto na 89fm, a rádio rock de sampa (igual a rádio cidade do RJ). Ficava no walk-man direto ouvindo a 89 ou a fita-k7 de Red Hot, Californication, que a Tha me emprestou. Ainda bem, porque eu não consigo ficar muito tempo sem ouvir música.. ^^
A rotina era hotel-fundação Japão-hotel quase sempre, mas até que era legal. As aulas começavam as 9h e ia até 12:15h, quando rolava intervalo de almoço até as 14h. Depois aulas até as 17:15h (e as vezes um pouco mais disso). Era bem cansativo, e com esse horário não dava pra fazer muita coisa senão estudar mesmo (até porque todo dia tinha bastante dever de casa...).
Ao todo eram 19 estudantes de vários lugares do Brasil. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Brasilia. Pude conhecer muita gente legal, e conhecer melhor a galera do rio. Era show estudar junto do pessoal. Muita zuação, todos tinham apelidos zuaveis.. eu era o furousha-sama (>_<).. fiquei mais tempo com o pessoal da minha turma (eram duas.. básico e intermediario). Estudei muito com o pessoal do sul e com o Caio. Um dos destaques foram por carteado que rolava no andar de cima do meu, principalmente num jogo muito legal chamado mentira.
Foram 4 professores diferentes, todos muito bons. O conteudo das aulas basicamente era uma revisão de alguns tópicos selecionados de materias basicas, mas com um enfoque diferente do que eu já havia estudado, ajudando a fixar a materia mesmo.
Durante o tempo que fiquei lá pude sair muito pouco mesmo, por falta de tempo, dinheiro e oportunidades. Fora os pequenos passeios pelas redondezas do hotel que eu fazia de vez em quando com o pessoal que estava fazendo o curso, pude sair umas 3 vezes pra valer. Na primeira quarta-feira que estive lá, saí de noite com meu amigo de longa data Legião. Fomos ao shopping Paulista (-_- super-passeio) e assistimos "Debby e Loyde 2" . O filme tem tiradas muito engraçadas como as do primeiros (embora esse não tenha o Jim Carrey). Tipo a cena do banheiro cheio de chocolate me matou de rir XD Quando acabou o filme, na fileira da frente tinha um pacote de pipocas grande e completamente cheio.. não vacilei e peguei pra comer com o Legião, aumentando a minha fama de catador de lixo x_x
Como o fim-de-semana eu tinha livre pra sair, aproveitei pra dormir até mais tarde (todo dia eu estava acordando tarde e com isso perdi 2 provinhas que tinham no inicio de todas as aulas... por chegar uns 10 minutos atrasados >_<). No sabado fui pro centro de São Paulo e procurei por muito tempo um tênis pra comprar (espero que dure uns 6 meses..), e aproveitei pra ir na galeria do rock e na liberdade também (onde encontrei o lendário Shishio Makoto Fanel :p). No domingo marquei com o pessoal do Yokan de ir no karaoke, organizado pela May. Foi legal conhecer a galera da net melhor. Passeamos pela paulista (-_- eita cartão postal de sampa..) procurando máquinas de pump (¬¬)... só depois de muito tempo lembraram que o motivo era ir ao karaoke.. e lá foi legal.. cantei praticamente todas as músicas e todo mundo ficou dizendo que canto bem! Acho que foi por falta de comparação já que quase ninguém sabia cantar as músicas de j-rock e afins. Ainda descolei uma carona com o Soujiro até o hotel depois.
O tempo de viagem foi de muita saudade da minha namorada.. todo dia a Thaís me ligava (tadinha, a conta deve vir absurdamente cara..). Pra amenizar via umas fotos nossas sempre e dormia com uma camisa dela sempre por perto. ^^ Escrevi também 2 cartas pra ela, e no penúltimo dia recebi um sedex com uma carta linda dela. Acho que a carta mais fofa que já recebi.
No penúltimo dia rolou um amigo/inimigo oculto muito divertido com o pessoal da fundação Japão e com os colegas de curso. Foi mais umas das confraternizações que tivemos, mas essa foi a mais legal. O amigo oculto era de chocolate e o inimigo oculto.. de qualquer coisa zuavel.. meu inimigo foi o Herbert, que ganhou um livro de contos toscos eroticos, tipo Sabrina, Júlia...!! E eu ganhei chá verde pra seguir na caminho do chá -sadou... por causa de um caso que ocorreu numa roda de conversas em japones, quando eu disse que uma das coisas que eu gostava era sakkaa.. e na mesma hora que eu falei indagaram "sadou?" (derimonia do chá).. só que eu e todo mundo tinhamos entendido como "sadô"... de sadomasoquismo :p fiquei mó vermelho e ri muito.. :0
A viagem foi boa e aguentei o clima seco de sampa com manteiga de cacau todo dia e telefonemas.
Algumas fotos da viagem selecionadas :)

Galera no dia que foi no heliporto do prédio da fundação pra ver do 25 andar mais ou menos, como é o panorama de sampa... sem árvores!!! E o céu super-cinza.. preço de progresso... sou mais o RJ :) Eu tou de azul e calça vermelha.

Minha foto com o Marcos, matador de coelhos profissional (sério mesmo! esse eh o trabalho dele) e filho do Humberto Gessinger.. diziam que eu e ele faziamos o jogo dos sete erros.. mas os erros tavam nele :p

Foto da galera reunida na comilança de confraternização do amigo/inimigo oculto (secreto :p) na qual sai no lucro de levar sorrateiramente 3 pacotes fechados de biscoitos!! ^__^

Alessandra, eu, herbet. respectivamente amiga oculta e inimigo oculto, ambos da ufrj tambem. Ao fundo, o Ricardo, do sul, que durante a viagem fiou sabendo que ganhou um bolsa no Japão!!

Mais uma minha com o Marcos do sul, com a Emi, a estagiaria japonesa no meio... meio baixinha (era zuaçao dela) :p

Galera toda na fundação no último dia de aulas, eu com a camisa da argentina pra variar. Nessa foto estão os professores, diretor e tudo mais da FJ.

Eu e o Christian do sul também, o cara do karaoke night club :p Ele que me tirou como amigo oculto.

Ricardo Sandra Rosa Madalena, e Hubert, hulbert, Her... Herbert! (com sua cara de satisfação em ganhar de mim o livro de contos selecionados.. R$1,00 numa banca qualquer :p)
Nenhum comentário:
Postar um comentário